quinta-feira, 3 de abril de 2014

Análise de blogs educacionais - Pedagogia

UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA
CENTRO DE EDUCAÇÃO - CEDUC
LICENCIATURA EM PEDAGOGIA



Disciplina: Tecnologia da Informação e Comunicação Aplicada a Educação 
Prof.ª: Teresa Kátia Alves De Albuquerque 
Acadêmica: Priscila Leal

Blog 1
Título do Blog: Educação a Distância
Endereço do blog:
http://anabeatrizgomes.blogspot.com.br/
 

Análise do blog: O blog foi feito por uma professora que trabalha na Universidade Federal de Pernambuco, lotada no Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino, que durante sua trajetória acadêmica se interessou por novas tecnologias. Trabalhou com EAD e passou a ter um grande interesse na educação mediada pela tecnologia, foco de suas pesquisas desde então. O blog tem por objetivo retratar sobre a educação mediada pela tecnologia. Se destina a profissionais da educação, interessados em cultura digital e pessoas com interesse em conhecer mais sobre essa modalidade (EAD) que está em grande crescimento. Com conteúdos atualizados, artigos, teses, livros, pesquisas e materiais na área da educação à distância. O desing do blog é bem estruturado, sem poluição visual, simples e objetivo, letras claramente compreensíveis e plano de fundo branco de forma a destacar as publicações. Tem a disposição uma lista de blogs seguidos pela professora, seus blog de pesquisas, trabalhos, estudos culturais, como também redes sociais de contato, facebook e twitter, links institucionais, total de visualizações de página, visitantes on line e marcadores. 

Referência

CARVALHO, Ana Beatriz Gomes. A educação a distância. Disponível em:<https://docs.google.com/file/d/0B7jJzmBfZt1ramRYWTcwdkF5S0E/edit>. Acesso em: 15 abr. 2014.


Blog 2
 
Título do Blog: Educação e Diversidade
Endereço do blog: http://joaopereira05.blogspot.com.br/
Análise do blog:
O blog foi criado por um Professor Mestre em educação especial, com o intuito de compartilhar artigos e notícias voltadas a educação especial, tecnologias utilizadas, debates acerca do assunto, videos, entre outras publicações a respeito da educação especial. Direcionado a pessoas com interesse na área da educação especial, professores, pais, cuidadores. Desing simples e objetivo, fácil compreensão de leitura e busca, possui links para outros blogs do mesmo interesse, calendário, os arquivos do blog são organizados conforme assunto. 


Referência

PEREIRA, João. Educação e diversidade. Disponível em:<http://joaopereira05.blogspot.com.br/>. Acesso em: 15 abr. 2014.

Blog 3
Título do Blog:
Educação Diferente
Endereço do blog: http://edif.blogs.sapo.pt/
Análise do blog:
Um blog de responsabilidade da APIE - Associação Portuguesa de Investigação Educacional, aborda temáticas sobre a educação especial, possui artigos que retratam detalhadamente as deficiências (causas, sintomas, diagnósticos, etc). Direcionado a pessoas que tenham interesse em conhecer acerca das deficiências, educadores, pais, cuidadores. Tem um desing diferenciado, fácil visualização do conteúdo, porém com cores de contraste muito forte no fundo, publicações bem organizadas, plano de fundo vermelho e azul turquesa, letras azuis e pretas de diversas fontes.


Referência

ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE INVESTIGAÇÃO EDUCACIONAL. Educação diferente. Disponível em:<http://edif.blogs.sapo.pt/>. Acesso em: 15 abr. 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário