sábado, 5 de abril de 2014

Reflexões sobre Tecnologia e TIC's - Educação

     Quando se fala em tecnologia, logo pensamos em computadores, celulares (artefatos mais tecnológicos), mas nos esquecemos de tantos outros que já foram incorporados no nosso cotidiano e se tornaram comuns, que nem nos damos conta. Dias atrás, fiz um curso de capacitação em deficiência visual e no módulo de tecnologia assistiva, a professora perguntou o que achávamos que seriam essas tecnologias, e logo foi mencionado algo relacionado a computador (estamos tão acostumados com a tecnologia na nossa vida cotidiana, mesmo sem saber, que só a percebemos quando seu uso pode interferir radicalmente em nossa vida, como a dependência gradativa do aparelho celular). Por tecnologia pode-se entender tudo aquilo que melhora/ajuda no desempenho das atividades humanas, como um simples lápis por exemplo, dessa forma podemos fazer uma extensa lista das tecnologias que usamos durante o dia, desde as mais sofisticadas como o celular, computador, até as mais simples, caneta, lápis, colher; a mídia cria um meio para que as pessoas possam se expressar das mais diversas maneiras, visual, auditiva, textual. Se pensarmos na mídia apenas como veiculação de informações, já temos bastante coisas a listar, TV, rádio, internet, mas se pensarmos um pouco mais além, na forma como é gerada por exemplo, máquinas fotográficas, gravadores, e nos seus aparatos físicos, CD- ROM, DVD's e assim por diante, podemos perceber que a mídia compreende um vasto sistema de expressão e comunicação. Analisando a forma como as mídias e as tecnologias podem atuar direta ou indiretamente na educação e na sociedade, é notória a progressiva revolução que tivemos e continuamos a ter ao tratar-se de obter, repassar e criar informações. Em termos educacionais, pode-se afirmar que com o advento da tecnologia, das mídias, com o grande e fácil acesso a informação, o conhecimento se dissemina além dos muros da escola. Dentro desse contexto, deve ser trabalhado a orientação do aluno, o que fazer com todas essas informações, como usar, e orientar de modo que o aluno possa se utilizar de forma independente e responsável daquilo que lhe está sendo oferecido de grande e fácil modo.   


Referência

WEBEDUC - O Portal de Conteúdos Educacionais do MEC. Curso Mídias na Educação. Módulo i: introdutório integração de mídias na educação. Disponível em: <http://webeduc.mec.gov.br/>. Acesso em: 30 Nov. 2009. 

2 comentários: