quinta-feira, 10 de abril de 2014

Educação a distância - Conceitos

UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA
CENTRO DE EDUCAÇÃO - CEDUC
LICENCIATURA EM PEDAGOGIA


Disciplina: Tecnologia da Informação e Comunicação Aplicada a Educação
Prof.ª: Teresa Kátia Alves De Albuquerque
Acadêmica: Priscila Leal


Conceito 1: ''Educação a Distância é todo processo de ensino-aprendizado em que não há a interação presencial entre a comunidade educacional (professores e alunos), podendo ocorrer por qualquer modalidade de comunicação mediata, de forma síncrona ou assíncrona.'' 

Referência

ORGANIZAÇÃO NACIONAL DE ACREDITAÇÃO. O que é educação a distância. Disponível em:<https://www.ona.org.br/Pagina/36/O-que-e-Ensino-a-Distancia>. Acesso em: 10 abr. 2014.



Conceito 2: ''[...] uma modalidade que surge para propiciar a formação de professores em exercício, assim como a formação de novos professores para Educação Básica, configurando-se como uma política pública de expansão de vagas nas instituições públicas.''

Referência

CARVALHO, Ana Beatriz Gomes. A educação a distância e a formação de professores na perspectiva dos estudos culturais. Disponível em:<https://docs.google.com/file/d/0B7jJzmBfZt1ramRYWTcwdkF5S0E/edit>. Acesso em: 10 abr. 2014.


Meu Conceito: Educação a distância é uma modalidade de ensino que não possui interação presencial entre o professor e o aluno, é mediada por mídias e tecnologias, e pode ocorrer de forma síncrona -comunicação em tempo real- ou assíncrona -dispensando participação simultânea de pessoas, e-mail por exemplo. Uma modalidade em grande crescimento no meio educacional, principalmente por permitir maior flexibilidade de horários para o aluno.
















Nenhum comentário:

Postar um comentário